Para a utilização plena do Cerebelus Professional é necessário que o apostador entenda como funciona o Método das Chaves Condicionadas Avançado. Vamos montar uma aposta exemplo em vários passos.

1º Passo - Marcação dos Palpites e Chaves.

Marque para cada jogo o seu palpite de resultado, como na figura da esquerda. Note que existem dois tipos de marcação, para um clique é preta e para dois cliques é cinza. Nesse momento vamos trabalhar somente com a preta.
Para o nosso exemplo vamos trabalhar com 4 chaves, as quais vou chamar de A,B,C e D. A quantidade de chaves utilizada é um critério escolhido pelo apostador no momento que monta suas apostas. Na chave A, colocamos 4 jogos; na B, 2 jogos; na C, 2 jogos e na D, 2 jogos. Restaram 4 jogos, os quais vamos jogar sem chaves, na condição de jogos SECOS.
Verifique na figura à direita como ficaram nossas marcações de chaves.
Nesse momento você deve estar se perguntado: qual a diferença entre jogos secos e jogos com chaves ?
A resposta é a seguinte: deixamos como jogos secos os resultados de que temos plena convicção do resultado , pois esses palpites não terão variação em todos os volantes, e nesse caso se um deles for diferentes do previsto, iremos errá-lo em todos os cartões, acabando com nossas chances de acerto dos 14 pontos. Mas então, por que fazer jogos secos ? Os jogos secos tornam o valor da aposta mais barato e no caso de termos certeza de algum resultado, pode compensar utilizar um jogo seco para barateamento.

Mas simplesmente colocar as chaves e não determinar nenhuma condição de acerto não vai ser nossa melhor opção. Se nesse momento clicarmos no botão Executar, o Cerebelus irá gerar uma quantidade de cartões equivalente a estarmos jogando com 4 jogos secos e 10 triplos. Nesse caso teremos um valor de aposta muito alto. Para baixar esse valor vamos definir quantidades de acertos para cada chave.

2º Passo - Condições de acertos das chaves


Na primeira etapa desse processo definimos 4 chaves. Na chave A colocamos os jogos em que estamos mais confiantes em acertar os resultados, na B e C os jogos que temos algumas dúvidas, e na chave D os jogos que acreditamos serem os mais difíceis de se prever o resultado. Nosso quadro de acertos por chave ficou igual ao da figura da esquerda.
Para a chave A vamos nos comprometer a acertar no mínimo 2 resultados. Ou seja, temos 4 resultados nos quais marcamos nossa preferência. Desde que acertemos 2, não importando quais sejam, o Cerebelus vai se encarregar de garantir os outros 2. Em suma, continuam sendo 4 triplos desde que acertemos 2 palpites.

Para a chave B e C vamos colocar no mínimo 1 acerto. Para essa também fica valendo 4 triplos, desde que acertemos um palpite em cada uma. Na chave D deixaremos minímo 0, isto é, fica valendo com 2 triplos não importando se vamos acertar ou errar os 2 palpites. Nessa etapa condicionamos nossa aposta a algumas regras. Colocando essas condições o valor de nossa aposta baixou de R$ 19.683,00 para R$ 2.925,00.
Nesse exemplo não utilizamos o condicionamento do máximo de acerto por chave, mas poderíamos ter colocado na chave A mínimo =2 e máximo=3 e nesse caso não poderíamos, em hipótese alguma, acertar os 4 palpites da chave, pois se acertássemos estaríamos fora das condições e não haveria a chance de fazer os 14 pontos em nenhum volante.

3º Passo - Acerto de Chaves Completas

As condições que colocamos até agora fazem parte do Método Tradicional de Chaves, mas o Cerebelus trabalha em um misto do Método Tradicional com o Método de Chaves Condicionadas e a esse inovador sistema chamamos de Método das Chaves Condicionadas Avançado.
Assim você terá combinações das chaves podendo condicionar as apostas a um máximo e mínimo de acerto de chaves completas.

Em nosso exemplo temos 4 chaves. Vamos condicionar nossas chances de sucesso ao acerto de no mínimo 1 chave completa, não importando qual seja, e no máximo 3 chaves completas.

Agora nossa aposta caiu dos R$ 2.925,00 para R$ 1.324,50. Mas o quê é o acerto de uma chave completa ? Acertar uma chave completa significa acertar todos os palpites da letra. No nosso caso teremos que acertar 1 letra completa no mínimo e no máximo 3 letras completas. Se não ficarmos dentro desses limites não faremos os 14 pontos.

4º Passo - Duplos e Triplos

 

Por enquanto só utilizamos jogos triplo em nossas chaves, mas também temos a possibilidade de eliminar as hipóteses improváveis fazendo duplos condicionados.
Em nosso exemplo vamos descartar a hipótese de resultado na coluna 2 para os jogos 1, 3 e 8. Nesse caso essas apostas ficam similares a duplos. Para os jogos secos não é necessário descartar as duas possibilidades além do preferido pois o software subentende essa condição.
Agora barateamos nossa aposta de R$ 1.324,50 para R$ 887,50, mas ficamos condicionados a não ter nenhuma coluna dois nos jogos 1, 3 e 8, além de respeitar as condições das chaves.

Agora nossa aposta está completa. Clicando no botão Executar serão gerados todos os cartões necessários para nossa aposta.

Agora leia o item Filtragem para baratear ainda mais suas apostas e Desmembramento para aumentar ou diminuir a quantidade de volantes.

A filtragem de resultados improváveis é uma ferramenta muito importante para o barateamento de nossas apostas. Analisando o gráfico de estatísticas de resultados, podemos concluir que a maioria dos resultados ocorrem na coluna 1. Com esse argumento já podemos eliminar uma grande quantidade de apostas. Vamos utilizar como exemplo as apostas feitas no Item 1 desse manual. Após gerarmos os volantes, conforme as condições impostas, nos restou uma aposta de R$ 887,50 . Vamos colocar algumas condições de filtragem para verificarmos o quanto podemos diminuir esse valor.

Para a Coluna 1 vamos ativar o filtro de sequência de resultados iguais, marcando Mínimo 2 e Máximo 5. Esse filtro se refere aos resultados que aparecem seguidos. Por exemplo: se os jogos 3, 4, 5 e 6 saírem na coluna 1 será uma sequência de 4 resultados. A nossa filtragem não irá eliminar esse volante por causa dessa sequência, somente serão eliminados os volantes que possuam uma sequência com mais de 5 resultados na coluna 1. Muita atenção: isso não significa que não possam dar 5 resultados na coluna 1. Não podem dar 5 resultados seguidos, pois nesse caso não faríamos os 14 pontos.
Ainda na Coluna 1 vamos ativar o filtro quantidade de resultados na coluna, marcando o Mínimo 6 e o Máximo 9. Fizemos essa escolha porque geralmente ocorrem 8 resultados na coluna 1 e deixamos uma variação de 6 até 9. Caso ocorram menos de 6 ou mais de 9 resultados na coluna 1 não faremos os 14 pontos, mesmo que todas as condições das chaves sejam atendidas, pois eliminamos essas possíbilidades na filtragem.

Para a Coluna X vamos ativar somente o filtro de quantidade de resultados na coluna, marcando Mínimo 2 e Máximo 5. A lógica é a mesma da Coluna 1, a quantidade de resultados da coluna X deve ficar entre 2 e 5 para mantermos nossas chances dos 14 pontos. Para a Coluna 2 vamos utilizar os mesmos valores da coluna X .

O filtro Palpites Marcados é talvez o mais difícil de ser compreendido.

Esse filtro é independente das chaves que criamos e tem como base de referência a marcação de nossos palpites preferidos. Marcamos na opção sequência de acertos, Mínimo 0 e Máximo 8. Estamos sugerindo que não teremos em nenhum momento um acerto de mais de 8 palpites seguidos.
Na quantidade de acertos colocamos Mínimo 8 e Máximo 14. Nesse caso teremos que acertar pelo menos 8 resultados preferidos para mantermos as chances de fazer os 14 pontos. Esse filtro funciona como uma chave geral de todas as nossas apostas.
Em algumas situações podemos ter reforçado nosso palpite com dois preferidos no mesmo jogo. Em qualquer um dos 2 preferidos o filtro vai contar como 1 acerto.

Executando os filtros, baixamos nossa aposta de R$ 887,50 para R$ 413,50 .

Utilizando os filtros com moderação podemos baratear significativamente nossas apostas com uma diminuição das chances de acerto muito pequena.

Muitas vezes a filtragem além de diminuir o valor da aposta pode aumentar a quantidade de volantes. Isso deve-se ao desmembramento executado para a filtragem. Para saber como diminuir esse número de volantes leia o item Desmembramento.




Enquanto você trabalha com o Cerebelus, a quantidade de volantes varia conforme as operações que são executadas. Para você decidir se jogará com muitos ou poucos cartões existem as opções de desmembramento, que mantém as mesmas condições de acerto dos 14 pontos. Veja o que cada uma delas faz:

Desmembrar: Transforma todos os seus volantes em volantes de aposta simples, sem nenhum duplo ou triplo.
Agrupar Normal: Faz um agrupamento rápido com alguma redução na quantidade de volantes.
Super Agrupar: Faz uma análise minuciosa, tentando diminuir a quantidade de volantes para a menor quantidade possível.





O Cerebelus possui 3 formas de impressão:

1. Impressão nos próprios volantes da CAIXA:

Para imprimir nos volantes é necessário uma impressora jato de tinta ou laser. Os volantes possuem uma largura de 83 mm. A maioria das impressoras atuais podem imprimir a marcação sem problemas, mas algumas imprimem somente em papéis com largura mínima de 100 mm. Para essas impressoras não é possível imprimir diretamente nos volantes, será necessário utlizar as formas 2 ou 3 de impressão. Para saber se sua impressora possui largura limitada de impressão verifique no manual fornecido pelo fabricante.

Antes de iniciar a impressão é preciso configurar as margens e os volantes que estão sendo utilizandos, clicando em Arquivo ... Configurar a Impressão dos Cartões .

Inicialmente você poderá imprimir um volante e verificar a posição em que foram impressas as marcações. Se as mesmas ficarem muito acima aumente a margem y ou, se ficaram muito à direita, diminua a margem x. Seguindo essa sequência de raciocínio você poderá fazer todo o ajuste da impressão.

Dica: Se sua impressora é HP e possui bandeja removível, é aconselhável retirá-la e levantar a aba (no lado direito da base da impressora) para impressão de envelopes. Dessa forma a impressão será mais rápida e precisa.

2. Impressão em Papel Sulfite

A impressão em papel sulfite pode ser feita em qualquer impressora sem nenhuma restrição. É necessário que utilize papel A4. Para configurar sua impressora, clic em Arquivo ... Configurar Impressora. Na lista de formatos de papel escolha A4.

Após selecionar o tipo de papel entre na opção Arquivo ... Configurar Impressão dos Cartões.

Altere o tipo de impressão para Folhas. Clique em OK e imprima uma página para teste. Se for ser possivel ler o número de todos os cartões impresso em sua base, a impressão estará configurada.

Repare que foram impressas duas linhas para recorte. Essas linhas não causam nenhuma interferencia nas leitoras dos volantes. Para imprimir as quatro linhas basta clicar em todas as opções de linhas de recorte da tela de configurações.

Observação: se o recorte não for bem feito e aparecerem as marcações dessas linhas a máquina de leitura poderá não aceitar o volante.

Também é possível mudar a cor das linhas de recorte. Caso a máquina de sua lotérica tenha problemas para ler os cartões você poderá utilizar uma cor mais suave na linha, eliminando esse problema.

3. Impressão em Papel Serrilhado

A impressão em papel serrilhado é feita com as mesmas configurações da impressão em sulfite. A diferença é que você poderá desmarcar a impressão de todas as linhas de recorte que não serão mais necessárias.

Existem vários formatos de papel serrilhado no mercado. Para que o Cerebelus imprima perfeitamente configure a impressão na opção Arquivo ... Configurar Impressora, escolhendo o tamanho correto de seu formulário (Letter 11x8.5 , Letter 12x85, etc ). Caso não encontre o tamanho que deseja, faça a medição de uma página (4 volantes ) de seu formulário e escolha a opção papel personalizado. Nessa opção você poderá marcar o tamanho de sua página.

 


Antes de saber como fazer a conferência é necessário saber como salvar seus arquivos. O Cerebelus possui um sitema próprio para salvar arquivos e carregá-los posteriormente. Para salvar sua aposta clique em Arquivo ... Salvar, coloque o nome desejado e clique em OK.

Quando desejar abrir esse arquivo novamente, você poderá fazê-lo encontrando o arquivo em seu computador através do Windows Explorer, clicando duas vezes sobre o mesmo. Ou poderá abrir o Cerebelus, clicar em Arquivo ... Abrir, escolher o arquivo desejado dentre os nomes que aparecerão e clicar em OK.
Todos os arquivos salvos pelo Cerebelus possuem a extensão .spl e não podem ser abertos em outro programa.
Para entrar na tela de conferência clique no ícone . O programa abrirá a tela Conferência de Resultados. Uma das maneiras de conferência é marcar os resultados da rodada e clicar no botão Conferir. Você também pode resgatar o resultado de uma rodada anterior selecionando a caixa Concursos.
Outra maneira é através da opção Avançado. Dentro dela você faz uma análise da performance de sua aposta em todos os concursos cadastrados.

 

 


Dentro da opção Estatísticas você poderá gerar um gráfico de comportamento dos resultados, tanto da antiga Loteria Esportiva quanto da nova Loteca. Os gráficos são atualizados conforme você alimenta o banco de dados do Cerebelus. É possível adicionar os resultados manualmente ou utilizar o sistema automático, que buscará os resultados na internet. Ainda é possível retirar uma relação com todos os concursos e prêmios pagos pela CAIXA.


Nas opção Bolão é possível retirar uma relação dos volantes gerados e um comprovante baseado nas condições de acerto. Os comprovantes são excelentes para distribuir entre os integrantes de bolões a fim de que todos compreendam as condições de acerto.

 


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